Checozzi e Advogados Associados | Assistência não é seguro
Profissionais focados em prestar serviços diferenciados e qualificados, visando sempre o alcance de soluções que assegurem vantagens competitivas e resultados lucrativos para nossos Clientes.
melhores escritorios de advocacia em curitiba, escritório de advocacia em curitiba, advogados curitiba centro, escritório de advocacia em curitiba
904
single,single-post,postid-904,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Assistência não é seguro

Assistência não é seguro

Trata-se de um serviço específico oferecido de forma complementar que não assegura o interesse legítimo do segurado (como patrimônio ou a vida, por exemplo) e não gera direito a reembolso ou indenização contratual.

Diferente é a garantia do risco (cobertura) contratualmente prevista na apólice de seguros, que proporciona ao segurado uma indenização contra eventuais riscos, referentes a uma pessoa ou coisa, em caso de ocorrência de sinistros.

Enquanto a cobertura securitária possui caráter indenitário, a assistência consiste em um serviço complementar e de suporte.

O serviço de assistência também está regulamentado pela SUSEP, por meio das Circulares 310/2005 e 318/2006.

De acordo com as normas de regulamentação o serviço de assistência não poderá ser prestado diretamente pelas seguradoras (uma vez que o Decreto Lei n.º 73/66 estabelece que estas sociedades não estão autorizadas a comercializar outros serviços de qualquer natureza), deve possuir condições contratuais em documento próprio e não pode ser pago em espécie ou reembolsado ao segurado.

Neste caso, em que a prestação do serviço de assistência não se trata de garantia (cobertura) do contrato de seguro, as seguradas, conforme definido pela SUSEP, assumem responsabilidade subsidiária perante o segurado. Mas não obstante esta regulamentação, o Código de Defesa do Consumidor, define que, em decorrência da condição de consumidor do segurado, a responsabilidade da seguradora é solidária com todos aqueles que integram a cadeia de produção e fornecimento do serviço.

 

Liliana Orth Diehl

Advogada|Especialista em Direito do Seguro

 

Sem comentários

Post A Comment