Open Insurance

Checozzi
Checozzi

A Circular Susep n.º 635/2021 regulamentou as diretrizes para implementação do Sistema de Seguros Aberto (Open Insurance).

De acordo com a Susep as medidas buscam ampliar o acesso ao mercado de seguro, criando oportunidades para que os consumidores acessem e compartilhem seus dados.

As diretrizes estabelecem três etapas distintas para a implementação do Open Insurance. A primeira contempla o compartilhamento de dados públicos das empresas referentes a produtos e canais de atendimentos e deverá iniciar a partir de 15/12/2021. A segunda etapa tem início em 01/09/2022 e destina-se ao compartilhamento dos dados pessoais dos segurados. Por fim, a terceira etapa, relacionada a execução dos serviços por meio do ecossistema, terá início em 01/12/2022.

Saiba mais no artigo âEURoeOpen insurance, uma realidade iminente!âEUR assinado pelo nosso sócio, Dr. Luiz Carlos Checozzi e disponível em http://www.checozzi.adv.br/open-insurance-uma-realidade-iminente/

 

Boletim Informativo

Cadastre-se e receba em seu e-mail nosso Boletim Informativo!

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Posts relacionados

7

nov

O corretor atua como ponte entre segurado e seguradora, orientando, esclarecendo e muitas vezes assumindo o papel de “guia técnico” nas decisões do cliente. Mas, justamente por estar no centro dessa relação, ele também está exposto a riscos jurídicos. Ações por suposta falha de informação, divergências contratuais ou problemas na intermediação de apólices são mais …

8

out

No dia 25 de setembro de 2025, a Dra. Liliana Orth Diehl participou do evento SEMPRE JUNTOS 2025, em Curitiba, palestrando no 2º Painel de Debate, que abordou os temas Administração, Economia, Gestão, Legislação, Regulamentação, Saúde e Sustentabilidade. O encontro reuniu autoridades dos poderes públicos e especialistas do setor condominial, promovendo um debate amplo sobre …

7

out

Em importante decisão o STJ reconheceu que, para a análise do contrato de seguro de vida em grupo, a natureza do estipulante trata-se de um fato relevante apto a tornar nula a sentença. Na ação de cobrança securitária por invalidez a segurada, entre outras teses, destacou o fato de que diante do proveito econômico auferido …

13

ago

A SUSEP divulgou atualizações sobre as medidas adotadas para garantir a adequação da regulamentação infralegal às novas diretrizes fixadas pela Lei n.º 15.040/2024. De acordo com as informações as ações para a adaptação e revisão dos normativos (especialmente Circulares e Resoluções vigentes) ao novo texto legal encontram-se em consonância com o Plano de Regulação da …

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *