Recusa de cobertura dos planos de saúde deve ser justificada por escrito

Checozzi
Checozzi

Entre 27 de setembro a 26 de outubro a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluirá em seu site a consulta pública sobre a proposta de regulamentação sobre as negativas de autorização para procedimentos médicos, como exames, consultas e cirurgias, que deverão ser realizadas por escrito pelas operadoras de planos de saúde, sempre que solicitadas pelo beneficiário. Segundo a proposta a resposta, ao consumidor, acontecerá mediante correspondência ou por meio eletrônico, conforme sua escolha e o descumprimento da regra pode custar uma multa de R$ 30 mil para a operadora. Durante 30 dias, qualquer pessoa poderá acessar o site da ANS e apresentar críticas ou sugestões de mudança relativas ao tema.

Fonte: www.sindsegsp.org.br

Boletim Informativo

Cadastre-se e receba em seu e-mail nosso Boletim Informativo!

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Posts relacionados

21

maio

A Lei n.º 15.040/2024, que entrará em vigor em 10 de dezembro de 2025, estabelece novo regulamento para o setor de seguros privados no Brasil e tem como objetivo proteger o consumidor, tornar as regras mais claras para as seguradoras e dar mais transparência nas relações contratuais. Entre as principais mudanças legislativas destacam-se: Proibição do …

2

maio

O processo de atualização da legislação de seguros segue em curso, exigindo atenção e participação ativa dos profissionais do setor. Em continuidade ao trabalho iniciado no primeiro encontro de 2025, nossa advogada Dra. Liliana Orth Diehl foi novamente palestrante no evento "Quinta com Benefícios: Nova Lei dos Seguros ", promovido pelo ISB Brasil. Nesta edição, …

8

mar

A LEI COMPLEMENTAR Nº 213, DE 15 DE JANEIRO DE 2025 alterou diversos dispositivos do Decreto-Lei n° 73/66 e também de outras leis correlatas que tratam do seguro, resseguro, previdência complementar, capitalização, etc… Em suma que aqui se evidencia, para subordinar o que denomina operações de proteção patrimonial mutualista também à legislação que regulamenta as operações de seguros e resseguros, …

22

jan

O artigo 763 do Código Civil determina que o segurado em mora com a obrigação de pagar o prêmio do contrato não terá o direito de receber a indenização caso o sinistro venha ocorrer antes da regularização do débito. Entretanto, a perda do direito à indenização em caso de inadimplemento do prêmio está condicionada à …